quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TECMAN e a tecnologia 3G

Você sabe o que é Tecnologia 3G? No programa desta sexta-feira (24), o Estúdio Livre exibe o quadro sobre tecnologia - o TECMAN. Nele, o repórter Macius Valerius foi à loja de uma operadora de telefonia celular em um shopping da cidade para mostrar um pouco mais da tecnologia 3G e as possibilidades do novo serviço.

A reportagem mostra ainda uma enquete para constatar o conhecimento do público a cerca do assunto. As perguntas identificaram o grau de conhecimento dos consumidores sobre a tecnologia em questão, no qual a maioria apenas ouviu falar e que ainda não entenderam todos os recursos disponíveis nesse novo universo.

Em poucas palavras, a tecnologia 3G é compreende uma série de fatores que possibilitam acessos mais amplos a recursos multimídia, como internet banda larga e TV via celular.

Não deixe de assistir nesta sexta-feira (24), às 14h, na TVU, Canal 5.

Fabrício Aguiar - AgeTEC

Um tour pela comunicação

Foto: Juliana Bulhões

Hoje o ambiente da TEC (Televisão Experimental em Comunicação) se tornou um lugar de descobertas e conhecimento. Os alunos participantes do I Seminário Comunicação em Foco: Prática e desenvolvimento, promovido pela AgeTec, tiveram a oportunidade de desvendar o local de criação do Estúdio Livre e conhecer um pouquinho das dependências do laboratório onde o programa Estúdio Livre é feito.

Após a palestra com os profissionais de comunicação, passeando pelo até então desconhecido Labcom - laboratório de comunicação - os estudantes puderam observar um pouco da produção de um programa de TV, conhecer os estúdios de TV, Rádio, seus equipamentos e funções. Conheceram também a ilha de edição de vídeo e puderam presenciar um pouco da edição de um dos quadros do Estúdio Livre.

Nas redações descobriram um pouco mais a realidade da UFRN e das equipes de produção, reportagem e assessoria. Também puderam conferir o trabalho da equipe de edição de texto pelos corredores do Labcom. Um dos pontos altos da visita foi o desabafo dos adolescentes no Biombo, quadro do programa onde os alunos podem aproveitar e chorar suas mágoas, desopilar, dar um testemunho ou mesmo desabafar.

'Foi um alivio muito grande ter compartilhado essa dor com tantas pessoas' declarou Janaina Leandro, aluna do FLOCA, que aproveitou o espaço para soltar o verbo.

Veja nas próximas postagens, os desabafos dos nossos visitantes no vídeo do Biombo.
Aguarde e confira!

Elidiane Poquiviqui - AgeTEC

:: GastroTEC ::

Dê adeus ao miojo!

Uma alimentação saudável nem sempre é sinônimo de pratos elaborados e de difícil preparo, isso é o que se pôde perceber no quadro Gastrofobia que foi ao ar no Estúdio Livre exibido hoje (23), às 14hs na TVU (canal 05, na TV aberta e canal 17 da TV a cabo).

Os repórteres Priscila Maurman e Hugo Andrade aprenderam a preparar um Canelone de Peru, uma receita simples, mas que vai fazer diferença na sua dieta se o assunto é comer com saúde. Veja como se faz e substitua o miojo do dia a dia!

Canelone de peru

Para o recheio:
145 g de ricota;
40 g de uvas passas;
7g de salsa;
100 g de cebola;
10 fatias de peito de peru (280 g).

Modo de preparo
:
Em uma vasilha, misture a ricota, as uvas passas, a salsa e a cebola. Coloque a mistura nas fatias de peito de peru e enrole como se fosse uma panqueca.

Molho:
50 g de cebola;
5 ml de azeite;
400 ml de molho de tomate;
Um tablete de caldo de galinha;
Sal a gosto;

Modo de Preparo:
Em uma panela, acrescente o azeite e a cebola para refogar. Depois, coloque o molho de tomate, o caldo de galinha e o sal. Espere até ferver.

Risoto Primavera:
65 g de arroz;
40 g de milho verde;
40 g de cogumelo;
40 g de cenoura ralada;
270 ml de água.

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Preparando o prato: coloque o canelone em um prato, o molho de tomate por cima e o arroz.

Pronto!

Bom apetite!


Julianne Barreto - AgeTEC
Hugo Andrade - Especial para a AgeTEC

Alunos de escolas públicas participam de Seminário promovido pela TEC

Foto: Juliana Bulhões

Estudantes de escolas públicas da cidade puderam conhecer um pouco sobre o universo da comunicação, na manhã desta quinta-feira (23), no I Seminário Comunicação em Foco: Prática e Desenvolvimento, organizado pela equipe de assessoria da Televisão Experimental em Comunicação, no auditório do laboratório de comunicação da UFRN.

“A iniciativa é uma oportunidade de oferecer aos participantes do Seminário a quebra de paradigmas que eles possam ter em relação à comunicação e difusão de informações na mídia”, explica Bruno Araújo, coordenador do evento.

Cinco experientes profissionais de comunicação no estado realizaram palestras sobre suas áreas de atuação, esclarecendo dúvidas e dividindo experiências com os jovens das escolas Floriano Cavalcante; Walfedro Gurgel e Nestor Lima, todas estaduais.

Alexandre Othon, editor de jornalismo da TV Tropical, falou sobre o funcionamento de um estúdio de televisão. O radialista Jean Fernandes, da rádio 95 FM, contou como é realizar um trabalho que mistura informação e entretenimento. A jornalista Anna Ruth Dantas, supervisora de Comunicação do Tribunal de Justiça Federal do RN, explicou as funções de uma Assessoria de Comunicação e a sua importância social. As características do jornalismo impresso foram abordas por Hudson Hélder, chefe de reportagem da Tribuna do Norte e fechando o ciclo de palestras, Maria Cristina Paravarini, publicitária e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Fatern, mostrou a diferença entre Publicidade e Propaganda.

Para os alunos, o seminário serviu como um estímulo a mais para quem já tinha interesse pela área de Comunicação. "Jornalismo eu já sabia o que era, mas depois dessa palestra, minha vontade aumentou ainda mais", diz André Soares (15), aluno do 2º ano da escola Floriano Cavalcante (Floca).

Deise Gabrielle (16) ficou surpresa com detalhes sobre o rádio e publicidade que ela não conhecia. "A palestra do rádio e da publicidade falou coisas que eu não sabia. Eu já tinha vontade de ser locutora e agora eu sei como funciona uma rádio.”, afirmou a estudante Deise Gabriele, aluna do Floca.

Julianne Barreto - AgeTEC

Ainda não "se ligou" sobre as ECs?

Foto:Juliana Bulhões
O programa Estúdio Livre é um produto da TEC - Televisão Experimental em Comunicação, que existe há quatro anos; mas ela não é a única "EC" da UFRN. A REC, Rádio Experimental em Comunicação, funciona há cinco anos, geralmente na Cientec, e permite que os estudantes de Comunicação Social participem da prática do trabalho em rádio.

Além delas, também tem a tem a Fotec, Agência de (Foto)jornalismo Experimental em Comunicação. Os três ECs são projetos de extensão do curso de Comunicação Social da UFRN e estão funcionando durante esta edição da Cientec.


Juliana Bulhões - AgeTEC

Estúdio Livre na internet

Foto: Divulgação
Pra quem não pode ver o Estúdio Livre na TV, o programa também pode ser visto no computador. O site da TVU disponibiliza aos seus telespectadores sua programação na internet, no site http://www.tvu.ufrn.br/

O Estúdio Livre terá a exibição de seu último programa amanhã, às 14h, na TVU (canal 5 da TV aberta e canal 17 da TV à cabo).

:: O que você não vê ::

Na tarde desta quinta-feira, para descontrair, rolou mais uma edição do DiscoTEC, dessa vez na sala da equipe de Assessoria. Pagode, sertanejo, funk, internacional... tudo acompanhado de muita dança.

Na HoraTEC... InformaTEC... DescontraTEC...

Foto: Juliana Bulhões

Informações de tudo que acontece, linguagem despojada, atualização constante, essa é a proposta do blog do Estúdio Livre, endereço eletrônico do programa totalmente produzido pela equipe de Assessoria da Televisão Experimental em Comunicação (TEC), a AgeTEC.

Esse ano, cobrindo tudo que gira em torno dos bastidores do programa Estúdio Livre, com matérias irreverentes sobre os alunos de Comunicação Social que atuam nas equipes de Reportagem, Produção, Edição de Vídeo e Texto, Arte e Criação, o blog da TEC trabalha o dia inteiro para deixar todo mundo por dentro da ferveção que ocorre no Labcom durante a XIV Cientec – UFRN.

Para Juliana Bulhões, uma das coordenadoras da Assessoria, o blog não é apenas um espaço para a prática, “mas para quem não está participando ficar por dentro, postar opiniões e ficar instigada a querer participar do projeto da próxima vez”. E é exatamente essa a proposta do endereço eletrônico, que durante o tempo em que foi produzido esse texto postou diversos outros, movimentado discussões e risadas.


Michel Vieira - AgeTEC

AgeTEC entrevista: Michel Heberton

Foto: Rafaella Monteiro

Coordenar uma equipe não é fácil, fazer a coordenação geral menos ainda. Michel Heberton, sexto período de Rádio e TV teve a missão nesta edição da TEC de ser coordenador geral e coordenador de reportagem e apresentação.

Em uma entrevista para a AgeTEC, Michel fala um pouco das suas experiências na Televisão Experimental em Comunicação.

Quantas edições da TEC você participou?
Esta é a terceira edição

Qual foram suas funções nestas edições?
No ano de 2006 como coordenador de produção, no ano de 2007 como coordenador de reportagem, no ano de 2008 como coordenando de reportagem/apresentação e coordenador geral.

Como é a responsabilidade de está coordenando todas estas pessoas?
É uma responsabilidade muito grande, porém é uma satisfação muito grande ver o aprendizado dos alunos e ao mesmo tempo aprendo com eles trocando experiências

Como você avalia as equipes as quais você coordena?
Jóias raras que precisam ser lapidadas, e este ano as equipes estão se superando em relação a anos anteriores e estão cada vez mais empenhados e antenados melhorando assim cada vez mais a TEC.

Você acha que a TEC este apresentado de novo neste ano de 2008?
A jovialidade dos programas, trabalhando com quadros temáticos,com uma linguagem acessível e assim atraindo cada vez mais a atenção dos jovens.

Ontem foi à apresentação do primeiro programa. Superou as suas expectativas?
Superou bastante. Apesar da inexperiência dos alunos, O trabalho em conjunto foi muito satisfatório, o pessoal da arte se saiu super bem e as matérias foram excelentes enfim so tenho elogios.

Você incentivaria os alunos a participarem da TEC?
Sim. Porque é a oportunidade que o aluno tem de sair da sala de aula e trabalhar com televisão na prática e esta vivência é muito importante para o curso e para sua carreira profissional.

Quais as experiência que você vai levar da TEC para sua vida pessoal e profissional?
Que televisão é feita com muito compromisso vontade e companheirismo são estas lições que eu pretendo levar pra minha vida

Defina a TEC em uma palavra.
Determinação.


Waldemar Neto - AgeTEC

Então, quem você pensa que é?

Foto: Mozany Júnior
Tentando achar elementos em comum entre jovens de estilos diferentes, surgiu a idéia do quadro "Quem você pensa que é?". Em sua estréia, serão entrevistados um universitário do curso de Ciências Sociais, uma estudante secundarista e uma produtora musical, com idades entre 15 e 25 anos.

Os assuntos abordados nesta edição serão política, religião, auto-definição, assuntos polêmicos e até mesmo gostos por música e cinema.

Confira tudo isso na terceira exibição do programa Estúdio Livre, na sexta-feira (24), na TV Universitária (canal 5 da TV aberta, canal 17 da TV à cabo).


Mozany Júnior - AgeTEC