segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Bad o quê?!

Foto: Rafaella Monteiro
A equipe do Além do Gramado, quadro que será exibido no programa Estúdio Livre, foi conhecer um pouco sobre um esporte relativamente novo no Brasil: o Badminton. O Badminton é parecido com o tênis, o que difere é a raquete, que tem um formato próprio para o esporte, e uma peteca pequena, que é usada como “bola”. Ele pode ser praticado individualmente ou em duplas.

Essa atividade esportiva surgiu, de maneira competitiva, na Índia com o nome de Poona. Por volta de 1870, passou a ser chamado de Badminton, pois era jogado na propriedade de mesmo nome, de um Duque inglês. A Federação Internacional de Badminton(IBF) só foi criada em 1934 e contava apenas com a participação de nove países.

O esporte demorou para chegar ao Brasil e foi praticado pela primeira vez em 1984. De lá pra cá, tem estado presente na maioria das competições e conta cada dia, com mais adeptos.

No RN, ele passou a ser praticado desde 2006 e foi difundido pelo professor Antônio Carlos (Cazuza). Mas foi apenas em 2007 que passou a fazer parte de competições oficiais. Este ano, passou a fazer parte dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) e já contou com 95 alunos inscritos.

O estado já tem inclusive uma promessa para o esporte. É a atleta prodígio, Evelyn Araújo, que começou a jogar com apenas 10 anos, e já participou dos jogos Pan Americanos de 2006. Hoje, com 12, tem como meta disputar uma Olimpíada.

Estúdio Livre

Veja mais sobre o Badminton, na próxima quinta-feira (23), na segunda edição do programa Estúdio Livre, na TV Universitária - canal 5, da TV aberta e, canal 17, na TV a cabo, sempre às 16h45.


Rafaella Monteiro - AgeTEC

Arte, Criação e Figurino no programa Estúdio Livre

Foto: Lucas Alencar
A AgeTEC esteve na tarde desta segunda-feira com Denise Cocentino, coordenadora de Arte, Criação e Figurino do programa Estúdio Livre – carro-chefe da Televisão Experimental em Comunicação 2008. A estudante do 6º período de Rádio & TV falou sobre os bastidores de sua área de atuação e tudo que circunda a produção do programa.

A entrevista foi iniciada com o questionamento sobre a principal dificuldade para a realização do projeto. Como quase tudo que é produzido por alunos, Denise afirmou que a falta de verbas é o principal empecilho. No entanto, ela explicou que as equipes superam este obstáculo com muito esforço, dedicação e improviso na hora de “pegar no batente”.

Perguntada sobre a importância que este projeto proporciona aos alunos, a coordenadora foi enfática: “É muito importante para nossa futura profissão”, ressaltando que a TEC dá ainda a oportunidade do estudante saber qual a área que ele mais gosta de atuar.

Denise falou ainda sobre os avanços que o projeto tem conseguido ao longo dos anos e as inovações para a edição 2008. “Este ano estamos mais maduros e o projeto está se tornando cada vez mais profissional”. Além disso neste ano o projeto tem, como inovação, a nova equipe de Arte e Criação, que foi incorporada à de Figurino, já existente nas edições anteriores.

Para finalizar, perguntei a ela o porquê da escolha pela área de Arte, Criação e Figurino. Denise revelou que tem procurado durante os anos diversificar a área que atua, pois acredita que esta constante mudança lhe ajuda a encontrar o campo de atuação que ela se encaixa melhor. No ano passado, Denise foi apresentadora de um dos programas da TEC.


Lucas Alencar - AgeTEC

Conheça os destaques do Estúdio Livre

Tá chegando a hora! Os programas produzidos pelos alunos que fazem parte da Televisão Experimental em Comunicação (TEC) começam a ser exibidos na TVU (canal 05 da TV aberta e canal 17 da TV a cabo) na próxima quarta-feira (22). Então, que tal um aperitivo sobre o que vai rolar no Estúdio Livre?

- Enquete bem-humorada apresenta a opinião da população sobre o transporte coletivo e o saneamento básico de Natal.

- Repórteres que não sabem nada de cozinha aprendem com nutricionista a preparar receitas práticas e saudáveis para se virar no dia a dia.

- Mini-reality show mostrará as dificuldades enfrentadas para se produzir um curta-metragem de um minuto em uma câmera de celular.

- Repórteres saem em busca de respostas para fatos curiosos ocorridos na cidade, colhendo as diferentes versões contadas pela população sobre a mesma história.


Julianne Barreto - AgeTEC

Um 'Siri' na sala de edição

Foto: Dinarte Assunção

Rafael Araújo, conhecido como Siri, responsável, junto com João Gabriel, conhecido como Frika, pela equipe de Edição de Vídeo e finalização concedeu uma entrevista para a AgeTEC nesta segunda-feira. Em uma conversa interrompida pelo próprio trabalho e por pessoas que o procuravam para tirar dúvidas, Siri fez uma explicação geral do que espera esse ano.

Começo perguntando-lhe sobre as dificuldades que ele tem encontrado esse ano. Em tropeços, provocados pela dupla atenção que ele dá ao computador e a mim, ele responde que "A maior dificuldade é o tempo. Temos matérias atrasadas e um programa para fechar em menos de 48 horas. Além disso, temos uma equipe que não conta com muita experiência, apesar dela estar muito bem distribuída".

Esquecemos as dificuldades e pergunto para ele sobre as diferenças que a TEC vem demonstrando com o passar do tempo. Ele parece enxergar um assunto agradável, sorri e fala que "Esse ano há uma maior organização e empenho da equipe de coordenação. Melhoramos nosso equipamento (risos), mas ainda há muito o que fazer". Ele parece não se desestimular com as dificuldades e dispara para mim uma "Proxima pergunta". Aproveito a energia que ele demonstra e ataco querendo saber por que ele escolheu a equipe de edição. "Eu já trabalhava com edição através de softwares, ficava brincando (mais risos). Aí veio a (XIV) Semana de Humanidades e eu pude mostrar um pouco do que eu sabia. Depois disso eu me integrei a TEC e aperfeiçoei meu conhecimento".

Ele responde prontamente ao que pergunto. Inquieto, deixo para o fim a pergunta que deveria ter feito no começo: qual a importância da TEC para os alunos? Ele ri, olha para mim e diz: "Eu aprendi a editar com a TEC, e ganho dinheiro hoje com isso", finaliza ainda sorrindo, e fixo no trabalho que faz em frente ao computador.


Dinarte Assunção - AgeTEC

TEC visita o CODEM para discutir homofobia

Foto: Ana Caroline Carvalho


A equipe do Estúdio Livre visitou na manhã desta segunda-feira a Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias (CODEM), orgão que cuida dos interesses e do combate a violência contra as minorias.

Com foco na homofobia a repórter Babi Oliveira conversou com Emanuel Palhano, coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate á homofobia (CRCH), que explicou como o CODEM juntamente com o CRCH podem ajudar as minorias que são vítimas do preconceito e da violência.


Ana Caroline Carvalho - AgeTEC

Programas do Estúdio Livre vão ao ar na TVU

O resultado do trabalho desenvolvido pela equipe da Televisão Experimental de Comunicação (TEC), o programa Estúdio Livre, irá ao ar na próxima quarta, quinta e sexta-feira.

Os três programas produzidos por alunos do curso de Comunicação Social da UFRN, com duração de 15 minutos cada, serão exibidos na TVU (canal 5 da TV aberta e canal 17 da TV a cabo) e cobrirão os acontecimentos da Semana de Humanidades e da CIENTEC 2008.

O programa do dia 22 terá uma matéria sobre a oitava edição da SOI - Simulação das Organizações Internacionais, que aconteceu na última semana - e outra com curiosidades do mundo da física.

Contamos com a sua audiência!


Julianne Barreto - AgeTEC

TEC entra em seu 4º ano com novidades

Foto: Divulgação

A Televisão Experimental em Comunicação (TEC) terá mais uma edição durante a XIV Cientec (Semana de Ciência e Tecnologia e Cultura) entre 20 e 24 de outubro. O projeto é produto do esforço de alunos do curso de Comunicação Social da UFRN, sob orientação do professor Ruy Rocha.

O projeto tem avançado desde sua primeira edição, e tem se mostrado cada vez mais um laboratório de experimentação. "A TEC mudou em diversos sentidos. O formato está mais identificado com os jovens: une entretenimento ao jornalismo", afirmou o professor Ruy, que pensa ainda que esse é um projeto que merece uma maior visibilidade.

Esse ano, o âncora da TEC será o programa Estúdio Livre, que apresentará quadros mostrando o cotidiano de maneira criativa. Entrevistas nas ruas, bastidores de gravações, curiosidades sobre Natal e debates entre jovens são apenas alguns dos temas do Estúdio Livre. "A proposta do programa é mostrar a notícia de um jeito diferente, com nossas experiências, nossas vivências, algo tipicamente nosso, com a nossa cara", disse Michel Heberton, coordenador geral e de reportagem da TEC.


Dinarte Assunção - AgeTEC