sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Parece que acabou...

Fotos: Juliana Bulhões

A sensação de dever cumprido talvez seja o estado de satistafação que mais afirma a nossa capacidade. De fato, após uma semana de correria intensa para virtualizar os nossos esforços nos televisores que pudemos alcançar, chegamos ao fim. Ponto para gente. Não, não. Não estamos reivindicando nenhuma espécie de auto-suficiência. Mas, sim, o mérito que é nosso: os traços de inovação e criatividade que levamos ao nosso telespectador.

O quarto ano da Televisão Experimental em Comunicação, a TEC, foi pensado no sentido de mostrarmos o que podemos fazer de melhor, ainda que esse melhor sempre possa se apresentar em maiores patamares. Mas tudo funciona assim: olhamos para os erros cometidos no passado para fazer deles os acertos que possibilitaram, por exemplo, que pela primeira vez cumpríssemos os prazos de edição. Mais um ponto para gente.

Enquanto escrevo, nesse dia incomum em que as redações estão quase vazias, dá a impressão de que está faltando algum pedaço de nós para completar o estado de alívio que se apoderou da gente. Contudo, o que falta é reconhecimento. Somos tão capazes de ir além que quase nos frustramos por não ter um espaço para recriar nosso programa pelo menos uma vez por mês. E falo em um quase porque sabemos que as adversidades existentes tornam essa proposta (novamente quase) impossível.

Estúdio Livre, nossa marca nessa edição, se mostrou um argumento irrefutável: não (mais) se pode provar que força de vontade não é tudo. É. E reforçamos essa idéia contornando a falta de apoio técnico com a qual muitas vezes nos deparamos; com a serenidade com que tratávamos um "não" a algumas propostas; com a eminência de tudo ruir. Porém, deu certo. Para nós, outro ponto.

Agora é esperar. E a espera de que falo é aquela simultânea a um trabalho feito em equipe, para a produção de novos trabalhos. Muito estar por vir, mas estaremos sempre preparados para escrever novas pautas, novas matérias, viver novas histórias. Parabéns a todos! Outro ponto, final.

Por Dinarte Assunção - AgeTEC

Dever cumprido e Estúdio Livre no ar pela última vez na TVU

Fotos: Juliana Bulhões

A correria acabou e as equipes se apertaram mais uma vez na recepção do Laboratório de Comunicação (Labcom) da UFRN para assistir ao último dia de exibição do Estúdio Livre na TVU. O programa foi ao ar com 20 minutos de atraso, o que deixou os ânimos um pouco exaltados. Afinal, o programa iria ou não ser exibido?

Para driblar a ansiedade, a galera fazia pose para fotos e até praticava quiromancia, prevendo o futuro dos colegas de trabalho.

Finalmente o programa começa e o silêncio paira sobre o ambiente, porque nenhum detalhe poderia ser perdido. Quinze minutos de Estúdio Livre depois e se escutam os esperados aplausos e congratulações entre os presentes!


Que os programas tinham superado expectativas todo mundo já sabia, e agora era o momento de se fazer um balanço do trabalho realizado e planejar possíveis ações futuras. Na sala da Redação B do Labcom, foram discutidos, entre os alunos e o professor Ruy Rocha, acertos e melhoras para uma próxima edição do projeto, como questões de planejamento das equipes e o empenho individual dos participantes.

TEC 2008, a repórter Arianne Viana apresentou uma surpresaEntre risadas e agradecimentos, quando todos se despediam da para a equipe: torta de chocolate para completar a celebração. O refrigerante foi doado por Hugo Andrade, também repórter, e um cafezinho ficou por conta de Camila Robéria (repórter também), o suficiente para animar o encerramento das exaustivas, mas prazerosas horas de preparação dos três programas Estúdio Livre.

Continue acompanhando o blog para saber as datas de exibição dos nossos programas pela TV Câmara!

Julianne Barreto - AgeTEC

E o OscarTEC vai para...

Fotos: Juliana Bulhões

As equipes que realizam o programa Estúdio Livre realizaram, ontem, o I OscarTEC, uma premiação simbólica interna. Confira os "ganhadores" de alguma categorias!


As GaTECs Carla Cruz e Camila Robéria.


Os GaTECs Hugão e Matheus Magalhães.


Divino Rufino Jr.: menção honrosa GaTEC; Michel Heberton: 1º lugar SurTEC, 2º lugar FofoTEC, menção honrosa ChaTEC.


Rafael Siri: 3º lugar SurTEC; Bruno Araújo: 1º lugar ChaTEC e 2º lugar AnimaTEC.


Lamonier Araújo: 2º lugar FofoTEC; Ricardo Krusty: empatado em 2º lugar no FofoTEC.


Raivich e Leonardo Seabra: 2º lugar CasalTEC; EquipeTEC: 1° lugar Assessoria (alguns integrantes).


Juliana Bulhões - AgeTEC

Calouros apaixonados pela TEC

Fotos: Juliana Bulhões

Com dezenas de colaboradores, a TEC também conta com as "queridas cobaias", seja para servir café, fazer massagem nos veteranos ou mesmo ajudar nas matérias e reportagem. Brincadeiras à parte, os calouros são parte fundamental para o funcionamento do Estúdio Livre. Seja qual for a equipe na qual eles trabalham, a garra e força de vontade são exibidas quando o lead trata de produzir.

"É a oportunidade que nós temos para poder ter uma idéia de como aqui funciona na prática", diz Victor Lima, aluno do 1º período Rádio e TV e integrante da equipe de Assessoria de Comunicação.

Michel Vieira, também do 1º período de Rádio e TV, diz que "A TEC nos faz ter uma maior integração com o curso. Por estarmos ainda no início de nossas vidas acadêmicas, essa é a primeira oportunidade de ver como realmente funcionam as coisas na área da Comunicação, que é o ramo no qual escolhemos trabalhar", comentou o estudante.

Todas as equipes que realizam a TEC contam com esse pessoal de espírito ávido pelo conhecimento e, principalmente, de como pô-lo em prática. "O mais importante é mostrar que todo mundo pode contribuir com toda essa produção, dos calouros aos veteranos", observa Dinarte Assunção, outro integrante da equipe de Assessoria.



Renan Spadini - AgeTEC

AgeTEC entrevista: Ruy Rocha

Foto: Juliana Bulhões
O professor Ruy Rocha, orientador da TEC - Televisão Experimental em Comunicação, fala sobre o programa Estúdio Livre.


Como você está avaliando o desempenho das equipes do programa Estúdio Livre até o presente momento?
Na minha avaliação o desempenho está satisfatório, vejo que há interesse dos alunos na execução das tarefas, além da organização que está muito boa. Os coordenadores estão bastante empenhados, procurando dividir as tarefas de uma forma que todos possam participar e ajudar.

Na edição 2008, o que o EL está promovendo no quesito novidades?
Sempre haverá novidades de uma edição para outra, pois novos estudantes estão participando, outras mentes e conseqüentemente novas idéias. As pessoas que participaram nos anos anteriores querem melhorar seus desempenhos e a tendência é sempre uma maior produção e um melhor conteúdo.

A programação do EL está ocorrendo dentro do esperado?
Nem tudo é perfeito, sempre ocorrem alguns erros, mas isso é absolutamente normal, nós não temos a melhor infraestrutura disponível, mas com o empenho de todos é possível passar por cima desses detalhes e completar o programa com sucesso.

Que conselhos você dá aos calouros da TEC que estão encontrando dificuldades na execução das tarefas?
Em todo primeiro contato é normal aparecerem as dificuldades, mas a TEC é um oceano de incertezas que só trabalhando e se empenhando pode-se sobressair ao problema. Todos são capazes, mas o empenho em fazer o trabalho é essencial. Perguntar e interagir com os outros do grupo faz parte do aprendizado, que pode melhorar o rendimento individual.


Paulo Azevedo - AgeTEC

Jean Fernandes participa do Seminário promovido pela AgeTEC

Foto: Divulgação (www.95fm.com.br)

O radialista Jean Fernandes, da 95 FM, falou de uma maneira descontraída como é a rotina nas rádios de Natal. O segundo palestrante do I Seminário Comunicação em Foco: prática e desenvolvimento, promovido pela Assessoria da TEC (AgeTEC), trabalha na 95 FM, uma das mais ouvidas da capital, e há mais de 20 anos exerce a profissão.

Ele falou das mudanças que vêm acontecendo nas rádios FM em todo o Brasil, como por exemplo um jornalismo mais sério e transmissões de jogos de futebol, o que antes era exclusividade das rádios AM.

As rádios atualmente tentam mesclar jornalismo e entretenimento, já que antes as notícias transmitidas em freqüência modulada (FM) eram de nenhuma relevância, só curiosidades e denominadas "notícias foguetes". E, por fim, o radialista tirou algumas dúvidas de uma aluna do Floriano Cavalcanti, que queria saber se numa rádio só existia o locutor; "Existe uma grande equipe por trás do locutor, desde o departamento de marketing ao redator, que é quem define a programação", disse Jean.


Marcelo Victor - AgeTEC

5 em ponto debaterá Lei Seca

Foto: Myrianna Coeli (primeiro 5 em ponto)

Cinco pessoas se reúnem para debater sobre um tema. Essa é a proposta do 5 em ponto, quadro que vai ao ar nos próximos dias em um programa especial na TV Câmara. Ele consiste em uma roda de debates entre quatro pessoas e uma mediadora, que nesta edição será Heloisa Guimarães.

Em sua segunda versão na TEC - Televisão Experimental em Comunicação, o 5 em ponto mostra a opinião dos participantes, que são de diferentes áreas - dois bacharéis em Direito, uma concluinte do curso de Ciências Sociais e um integrante da Polícia Rodoviária Federal; eles foram questionados pela mediadora se a lei é um abuso de autoridade ou uma medida necessária para a sociedade. Vale a pena conferir o debate! Aguarde a data de exibição.


Hugo Andrade - Especial para a AgeTEC

Será que estamos indo embora?

Foto: Juliana Bulhões

Vai ao ar hoje (24), às 14h na TVU, a terceira e última edição do Estúdio Livre, nosso programa da TEC - Televisão Experimental em Comunicação. Igualmente às outras duas edições, terá quinze minutos de duração.

Irão ao ar quadros como TEC Man e Quem você pensa que é, além de matérias sobre musicalização infantil, massagem, dentre outros.

Para quem quiser conferir via internet, a TVU disponibiliza a transmissão ao vivo pelo site www.tvu.com.br. Confira!


Não... estamos só chegando!

Já foi confirmado com a TV Câmara a transmissão do Estúdio Livre. Será feita uma edição especial dos programa já exibidos; eles serão unidos a novos quadros, como o Cinco em Ponto, um debate entre quatro pessoas e um mediador. O tempo de duração e os dias de exibição ainda não foram divulgados. Aguarde!

Lúcio Chagas - AgeTEC

A notícia no papel: como e para quem fazer

Foto: Juliana Bulhões

Palestrante do I Seminário Comunicação em Foco: prática e desenvolvimento, promovido pela Assessoria de imprensa da TEC (AgeTEC), o jornalista e chefe de reportagem do jornal Tribuna do Norte, Hudson Hélder, relatou toda a rotina de quem trabalha no jornal impresso, e enfatizou a transformação pela qual o veículo de comunicação tem passado. Com as grandes mudanças no mundo da comunicação e principalmente com o avanço da internet, muitos falam que o jornal impresso terá um fim; mas, para Hudson, haverá apenas uma adaptação.

O palestrante ressaltou também a importância do esforço pessoal para o êxito de qualquer bom profissional. E na área de jornalismo, a regra não é diferente. A ética, o compromisso com a verdade, e a constante disponibilidade do jornalista são fatores imprescindíveis à profissão do jornalista.

Por Alice Marina - AgeTEC

AgeTEC concede entrevista à REC

Foto: Juliana Bulhões

A AgeTEC, Assessoria de Imprensa da Televisão Experimental em Comunicação - programa Estúdio Livre, concedeu hoje pela manhã uma entrevista ao vivo para a REC - Rádio Experimental em Comunicação. O assunto tratado foi o I Seminário Comunicação em Foco: prática e desenvolvimento, promovido pela Assessoria da TEC.

A porta-voz Juliana Bulhões informou aos ouvintes da REC, que são os visitantes da Cientec (na praça cívica da UFRN) o conteúdo das palestras, o público-alvo, os palestrantes e aproveitou pra convidar os interessados.



Por Juliana Bulhões - AgeTEC